Notícias 06, Mar, 2022

Lançamento do Folheto da Freguesia de São Salvador da Aramenha

8 de fevereiro 2022

16H:00 

Professores e alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão criam peça de comunicação sobre os atrativos turísticos da freguesia

 

Teve lugar a 8 de fevereiro, no Museu da Fundação Cidade de AMMAIA, ex-líbris da Freguesia de São Salvador da Aramenha (JFSSA) a apresentação do folheto de promoção turística desta freguesia do concelho de Marvão. Numa sessão promovida pelo presidente da JFSSA, António Bonacho, participaram representantes de diversas instituições, entre as quais todos os presidentes das restantes juntas de freguesia do concelho de Marvão (Emília Mena, Sandra Paz e Adelino Miguéns), presidente da Assembleia Municipal do Município de Marvão (Jorge Marques), assim como, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão (Luís Costa) e respetiva vereadora (Paula Trindade). Em representação da Fundação Cidade de AMMAIA, estiveram presentes os arqueólogos responsáveis (Joaquim Carvalho e Sofia Borges). Em representação do Instituto Politécnico de Portalegre, marcaram presença o Vice-presidente do IPP (Fernando Rebola), o Diretor da ESTG (Miguel Serafim), e os professores responsáveis pelo projeto (José Maia e Hermelinda Trindade Carlos).

A valorização do património natural e edificado da JFSSA, assumiu-se como ponto de partida no despoletar deste projeto. Neste sentido, realizaram-se diligências, a fim de encontrar uma resposta eficaz, num contexto local, permitindo assim colmatar uma necessidade já há muito identificada.

O Instituto Politécnico de Portalegre foi a entidade parceira, ao abrigo de um protocolo assinado a 30 de junho de 2022, capaz de responder e dinamizar a construção de uma peça de comunicação, constituída por uma mescla de pesquisa científica, seleção fotográfica, design e pré-impressão do projeto, contribuindo ativamente para a dinamização de colaborações, entre atores locais e a academia.

Constituiu-se para o efeito, uma equipa multidisciplinar, caracterizada por um total de quatro professores e quatro alunas, provenientes das áreas de Design e de Marketing, que compilaram conteúdos e desenvolveram uma primeira versão do projeto. Sempre em estreita colaboração com a JFSSA, acompanhando in loco, sugestões e recomendações, esta equipa, construiu o draft inicial deste desafio. Tendo em linha de conta uma pesquisa realizada a posteriori, constatou-se, que este primeiro draft não espelhava a verdadeira essência dos atrativos turísticos locais, tendo sido ainda, identificados alguns detalhes ao nível da pesquisa, facto que requereu nova investigação, permitindo então a validação dos conteúdos, assim como a criação de um novo layout, mais atrativo e legível.

A peça em questão é composta pelo slogan “São Salvador da Aramenha, com histórias milenares!” associado ao destaque da Alameda dos Freixos, conhecida mundialmente, como uma das estradas mais emblemáticas da europa e classificada como Património Cultural de Interesse Municipal. Apresenta ainda a oferta gastronómica e hoteleira da freguesia, dando destaque aos locais de visita recomendados e respetiva localização, constituindo assim um precioso auxílio para os visitantes desta freguesia por terras de Marvão.