Notícias 13, Jan, 2023

Design de Animação e Multimédia acreditado pela A3ES

A Licenciatura de Design de Animação e Multimédia, lecionada no Politécnico de Portalegre desde o ano letivo 2006/07, surge como o primeiro curso na área do Cinema de Animação ao nível das instituições de ensino superior e, atualmente, continua a ser a única oferta formativa no interior do país. Visa proporcionar uma formação base que associe competências de Animação, com o Design de Comunicação, aliando à capacidade científica e conceptual, uma forte componente prática. Tendo a sua estrutura curricular como principal objetivo formar profissionais na Área da Animação, com competências para desenvolver projetos e integrar equipas multidisciplinares.

Um dos pontos fortes é o elevado número de prémios recebidos em variados encontros de Animação, em território nacional e Internacional, tendo tido lugar em vários países do mundo exibições que obtiveram reconhecimento público da qualidade técnica e artística. Motivado por um corpo docente com habilitações académicas nas áreas científicas do ciclo de estudos que ministra e com experiência profissional na área do Cinema de Animação, sendo que uma percentagem elevada de docentes têm formação avançada de doutoramento, bem como especialistas no campo do ciclo de estudos.

As metodologias usadas permitem o trabalho em equipa, como forma de aproximação a alguns cenários reais de trabalho, possíveis, e preparação do aluno para a gestão de trabalho e relações interpessoais. 

Este curso foi submetido a avaliação por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, tendo sido acreditado pelo período máximo de 6 anos, o que atesta mais uma vez a qualidade e pertinência na formação de profissionais na área da Animação.

A ESTG/IPP aproveita esta oportunidade para parabenizar todos os docentes, alunos, diplomados e restantes membros da comunidade académica que contribuem diariamente para o sucesso deste curso e da nossa instituição.