Notícias 24, Mai, 2023

Recolha de lixo no Campus Politécnico mais “eco” a partir de dia 24 de maio

A partir de dia 24 de maio, o Campus Politécnico vai deixar de ter caixotes do lixo nas salas de aula, gabinetes de trabalho e todos os espaços comuns, para implementar ecoilhas.

Numa ação integrada no Projeto Eco-Escolas, com incidência no Campus Politécnico, integrando a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Saúde (ESS), irá ser promovida uma mudança do sistema de recolha de resíduos nos edifícios 1 e 2 do Campus Politécnico.

Como é do conhecimento generalizado, a recolha seletiva é fundamental para a valorização dos resíduos que produzimos, sendo a melhor forma de os reutilizar e permitir que tenham mais do que uma vida.

A equipa responsável pelo Projeto Eco-Escolas concluiu que a forma como é feita a separação de resíduos no Campus Politécnico é muito pouco eficiente e, com o apoio das direções da ESTG e da ESS, vai ser implementado um novo modelo de recolha, cujo êxito dependerá, exclusivamente, da participação ativa e voluntária de todos nós.

Assim, numa primeira fase vai ser instalado um conjunto de estruturas, designadas por ecoilhas, em diferentes áreas dos edifícios, e vão ser removidos todos os caixotes do lixo dos espaços comuns.

Ao mesmo tempo, deixamos já o apelo e o forte incentivo a que todos os docentes e não docentes retirem voluntariamente os caixotes do lixo dos seus gabinetes e espaços de trabalho, colocando-os à porta para que sejam recolhidos.

Com mais esta ação, o Politécnico de Portalegre e as suas Escolas continuam a dar pequenos (mas acreditamos que significativos) contributos para um ambiente melhor e mais sustentável, com benefícios para a qualidade de vida de todos nós.